quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Matita Perê; Porto Alegre

Bem na João Alfredo, Cidade Baixa de Porto Alegre... Bem onde os barzinhos se apinham, e os diversos estilos se misturam... Um bar que dá voz à Bossa Nova e ao jeito tranquilo de sentar e beber com os amigos. Uma mistura de cariocaridade (na musica e relaxamento) e mineiridade (na copa, cozinha e ... relaxamento também).

Localizado na Cidade Baixa (João Alfredo, 626), o boteco Matita Perê é uma das preciosidades de POA em termos de som, comida e bebida. Relativamente pequeno, com mesinhas e um som ao vivo, ele trás para o seu convívio todo tipo de gente boa, puxando primeiramente pela culinária de boteco e pelas cachaças.

O Produto bom, o ponto forte da casa, é o cardápio de comidas e cachaças... mas a cerveja acompanha bem também. Torresminhos, picadinhos, escondidinhos, bolinhos... tudo muito delicioso, e com direito a pratos inteiros também (filés, grelhados e guarnições). Mas a pedida gastronômica mesmo é... (aliás SÃO!!!) A porção mista de bolinhos (5 unidades variadas) e a COUVE DA MATITA. Muito difícil de descrever... só provando mesmo, mas trocando em miúdos dá para pensar como se fosse uma "feijoadinha embrulhada".
As cachaças (com cardápio próprio e de diversas procedências) são uma atração à parte. Aposto que todo mundo que foi lá pensou alguma vez... "vou provar uma de cada...". Servidas em copinho de dose e acompanhadas de mel e queijo minas, dão a abertura da noite no bar, e tem para todos gostos (forte, amena, temperada, envelhecida...). Provei a "Prosa e Viola" (mineira, envelhecida no carvalho) e a "Coqueiro - Gabriela" (Paraty, com cravo, canela e gengibre). Essa última muuuuito booooaaaaa. 

O Preço acaba sendo o de um bar normal. Quem frequenta a Cidade Baixa, em especial os barzinhos da João Alfredo, sabe que nada é muito barato... mas que também não chega a ser absurdo de caro. As comidas mais especiais e as cachaças mais finas custam um pouco mais...

O boteco é Instalado numa casa antiga, toda reformada com o estilo MPB, cadeira e mesa de madeira, teto alto, várias garrafas penduradas e com vários quadros de artistas na parede. Aliás, ótima pedida para passar o tempo é ficar descobrindo quem são as figuras nas fotos.

No site do Boteco (www.botecomatitapere.com.brvocê consegue todas informações sobre o lugar, inclusive com uma galeria de fotos, os cardápios de petiscos, comidas e cachaças e os fones para reservas (importante).

Vale sempre a pena sair para um tempo com a galera, e o Boteco Matita Perê valoriza esse tempo. Ainda mais com as delicias gastronômicas, em especial a Couve da Matita (+). E não deixe de provar ela acompanhada do molho de pimenta da casa (+++) pois o doce da laranja contrasta bem com o picor da pimenta. Ah, e as cachaças valem muito a pena. Se for de galera, chegue cedo e de preferência reserve mesa antes (-) pois corre o risco de você chegar e não ter mais lugar na casa.

COMO CHEGAR:

Visualizar Boteco Matita Perê - POA em um mapa maior


VEJA AS FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário