sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cachorro-Quente do Bigode; Porto Alegre

POST RELANÇADO A PARTIR DO "DOGDECARROCINHA.BLOGSPOT.COM"


Esse post, depois de muito tempo, vai resgatar o prestígio e a coragem do nosso blog. Tá certo que o cachorro quente em questão não é de carrocinha, mas a tradição dele na gastronomia portoalegrense faz jus à sua publicação.

Estou falando do "Cachorro do Bigode", lanchonete especializada nesse petisco que se encontra em toda Porto Alegre (Av do forte, Juca Batista, Salgado Filho e Galeria do Rosário). Nosso alvo nessa edição é a parada da Galeria do Rosário... porque se não é de carrocinha, pelo menos que seja com a muvuca característica.

Localizado em uma das galerias mais movimentadas do centro de porto alegre, um dos quatro endereços desse dog, o "Cachorro do Bigode" é tradicional na cidade e ao meio dia atinge um publico variado, aliás, variadíssimo. De empresários a vendedores, de estudantes a ambulantes do centrão, todos apreciam essa iguaria. Não é bem confirmado quanto tempo de vida tem essa lancheria, mas muita gente diz que tem mais de 35 anos. Tem gente até que jura que comia cachorro quente lá quando eles ainda serviam com suco! Abre cedo, vara o dia e fecha tarde, só não sei dizer quando.

O Produto do local é simples e bem tradicional, mas passa pelos requintes exclusivos da lanchonete. De uma ou duas salsichas, o dog é servido sempre em um pão de 100 gramas, e os recheios diferenciam as raças de cachorro. Tomate, cebola, molho, mostarda, ovo, tempero verde e maionese no bigodinho; + milho, ervilha e batata palha no Super Bigode; + queijo no Super cão. O Cachorrão (duas salsichas) e o cão linguiça (calabresa) completam a familia. Mas o que dá um toque especial é mesmo a maionese deles. Caseira, mas muuuuuito boa. Ah, e sem dúvida o catchup com pimenta, que faz um jogo delicioso do adocicado com o picante. Difícil mesmo é abocanhar o dog inteiro.

O Preço é popular. Acompanhando um refri, vai de R$ 6,40 a R$ 6,90 (7,30 com 2 salsichas e 7,50 com calabresa). E não tem diferença se for prá levar... vem embalagenzinha bacana e refri lata pelo preço de tabela. Para os que não quiserem refri, acreditem... PEÇAM O REFRI! É quase fundamental um refri (de preferência coca) prá baixar o cacorro quente.

As Instalações são no mínimo curiosas. Uma lojinha no meio de uma das mais movimentadas galerias do centro de POA e que não deixa de servir cachorro quente nem um minuto sequer. Come-se em pé, com o refri apoiado no balcão, e disputa-se à cotoveladas as bisnagas de maionese, mostarda e catchup extra. Mas faz parte do show, e além disso a higiene do local não é descuidada nem um minuto sequer. Acho que se fosse em uma das filiais, com mesinha e todo aparato, teria menos graça.

Pontos positivos para este lugar? Com certeza a maionese artesanal e o catchup com pimenta. Conta também a atenção dos funcionários, que não descuidam nem um instante da higiene e dos clientes, e que tão sempre de olho em quem ainda não pediu, quem não recebeu e quem ainda não pagou!

Pontos negatios para esse lugar? Acho que a muvuca. Apesar de não achar isso empecilho e de achar que é fundamental para a agilidade no atendimento do local, alguns podem se incomodar com a quantidade de público ou com o fato de comer em pé.

COMO CHEGAR:

Visualizar Dog de carrocinha "cachorro do Bigode" em um mapa maior

VEJA AS FOTOS:


Neste Post o árduo trabalho de ser colaborador de degustação foi do grande amigo Theo Larratéa. Que além de acompanhar foi quem mais insistiu para que visitássemos o lugar.

Então, um agradecimento em forma de foto (no slide show) do amigo se empanturrando!

Para mais informações, você pode dar uma espiadinha no site oficial do dog (www.cachorrodobigode.com.br) e conhecer mais a fundo toda história do lugar!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário